Dicas para passar de Primeira no Exame de Habilitação.

 

Se você chegou a esse artigo, ou você está prestes a realizar a prova do Detran para tirar carteira ou pretende iniciar o processo de habilitação e quer saber como ele funciona.

Treinamento para habilitados em BH

Se a primeira hipótese é correta, é possível que você não esteja totalmente confiante e exatamente por isso está buscando mais informações.

Pois bem, como você já deve saber, o candidato à’ Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não faz apenas uma prova do Detran para tirar a carteira, mas sim duas.

Uma é teórica, com conteúdo escrito, e outra é prática, ou seja, você precisa demonstrar, na direção do veículo, que está pronto para obter a habilitação.

Certamente você já ouviu a história de alguém que tentou várias vezes e não conseguiu passar, certo?

Apesar disso, não se assuste: não é tão difícil assim ser aprovado nos dois exames e nós vamos ajudar você.

Lendo o texto até o fim, você evitará os erros que cometem as pessoas que são reprovadas na prova do Detran para tirar carteira, e não será mais uma delas. Boa leitura!

Como Funciona a Prova do Detran Para Tirar Carteira

De acordo com o artigo 22 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), entre as incumbências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estão realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação de condutores e expedir a habilitação.

Isso inclui a aplicação da prova do Detran para tirar a carteira. Os dois tipos de exame estão previstos no artigo 147 do Código, que diz o seguinte:

“Art. 147. O candidato à habilitação deverá submeter-se a exames realizados pelo órgão executivo de trânsito, na seguinte ordem:

I – de aptidão física e mental;

II – (VETADO)

III – escrito, sobre legislação de trânsito;

IV – de noções de primeiros socorros, conforme regulamentação do CONTRAN;

V – de direção veicular, realizado na via pública, em veículo da categoria para a qual estiver habilitando-se.”

As provas de que falaremos aqui são referidas nos incisos III e V, que estão negritados acima.

A prova escrita ocorre logo depois de concluídas as aulas do curso teórico. E a prova de direção é a etapa final, que ocorre depois de cumprido o mínimo de horas de aulas práticas.

A seguir, explicaremos melhor como funciona cada um desses exames.

Prova Teórica

prova do detran para tirar carteira prova teorica
Você já fez a prova teórica do Detran?

A primeira prova do Detran para tirar carteira é o exame teórico. Como mencionamos acima, ele é feito depois de encerrado a parte do curso de formação realizada em sala de aula.

A prova será baseada no conteúdo que o candidato aprendeu no curso teórico-técnico.

De acordo com a Resolução Nº 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esse curso tem 45 horas aula (cada uma com 50 minutos de duração), divididas da seguinte maneira:

  • 18 horas aula sobre legislação de trânsito;

  • 16 horas aula sobre direção defensiva;

  • 4 horas aula sobre noções de primeiros socorros;

  • 4 horas aula sobre noções de proteção e respeito ao meio ambiente e convívio social no trânsito;

  • 3 horas aula sobre noções sobre o funcionamento do veículo.

Apenas depois de obter presença em todas essas 45 horas aula, o candidato pode agendar o dia para realizar a prova do Detran para tirar carteira.

De acordo com o artigo 11 da mesma resolução que mencionamos anteriormente, essa prova pode ser convencional ou eletrônica, e deve ter no mínimo 30 questões.

Essas questões devem envolver todas as disciplinas do curso – em número proporcional à carga horária. O candidato escolhe uma entre múltiplas respostas para cada pergunta.

Para ser aprovado, o aluno terá de acertar no mínimo 70% do total de questões. Se forem 30 (como na maioria dos estados brasileiros), esse percentual equivale a 21 respostas corretas.

Se o candidato for reprovado, ele poderá repetir o exame a partir de 15 dias depois da divulgação do resultado.

Prova Prática

prova do detran para tirar carteira pratica
A prova prática só pode ser feita por quem foi aprovado no exame teórico

Obtida a aprovação na primeira prova do Detran para tirar carteira, a teórica, o candidato pode iniciar as aulas no simulador (caso o estado em questão o utilize) e, depois, o curso prático de direção veicular.

Ele acontece em um veículo e aprendizagem, e o futuro motorista percorre as vias públicas da localidade onde está dirigindo, na companhia de um instrutor da autoescola.

Segundo a Resolução Nº 168/2004 do Contran, são no mínimo 25 horas aula do curso prático para a categoria B (automóveis) e no mínimo 20 para a categoria A (motos).

Cumpridas essas aulas, é só marcar a segunda e última prova do Detran para tirar carteira de motorista: o temido exame prático.

O artigo 16 da resolução determina que o exame para carros é composto por duas etapas:

“I – estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;

II – conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.”

O tempo máximo para os candidatos da categoria B realizarem a baliza é entre dois a cinco minutos (o Detran de cada estado pode decidir o limite exato).

Já o exame de direção para os futuros motociclistas, candidatos à habilitação da categoria A, é realizado em uma pista destinada especialmente para essa finalidade, com largura de 2 metros, que contém os seguintes obstáculos:

Art. 17. O Exame de Direção Veicular, para veículo de duas rodas, será realizado em área especialmente destinada para tal fim em pista com largura de 2m.

Ela precisa conter, no mínimo, os seguintes obstáculos, conforme determina o artigo 17 da Resolução Nº 168 do Contran:

“I – ziguezague (slalow) com no mínimo quatro cones alinhados com distância entre eles de 3,5m (três e meio metros);

II – prancha ou elevação com no mínimo oito metros de comprimento, com 30cm (trinta centímetros) de largura e 3cm (três centímetros) de altura com entrada chanfrada;

III – sonorizadores com réguas de largura e espaçamento de 0,08m (oito centímetros) e altura de 0,025m (dois centímetros e cinco milímetros), na largura da pista e com 2,5m (dois e meio metros) de comprimento;

IV – duas curvas seqüenciais de 90º (noventa graus) em “L” (ele);

V – duas rotatórias circulares que permitam manobra em formato de “8” (oito).”

Para as duas categorias, a resolução estabelece faltas eliminatórias (quem comete uma delas é reprovado) e outras que atribuem determinados pontos – somar mais de três pontos também reprova o candidato.

Essa pontuação nada tem a ver com os pontos computados na CNH definitiva do motorista já habilitado.

Recorra sua multa de trânsito

 

 

Baixe o PDF grátis

 

Para saber mais sobre as etapas do exame prático e conhecer as faltas que podem ser cometidas na avaliação.

 

Passar nessa prova do Detran para tirar carteira é a fase final do processo de formação. Com a aprovação, o candidato recebe a habilitação provisória.

Ela tem validade de um ano. Depois desse período, o condutor recebe a definitiva caso não tenha cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou mais de uma infração média.

Simulado Para Tirar Carteira de Motorista

prova do detran para tirar carteira simulado
Muitas pessoas temem mais o exame prático

Qual prova do Detran para tirar carteira é a sua maior preocupação?

Há quem fique nervoso na hora de responder às questões da prova teórica. Afinal, é também uma corrida contra o relógio.

O prazo para terminar a prova varia de estado para estado, mas geralmente fica entre 40 e 60 minutos.

É mais que o suficiente para responder tudo, mas nunca podemos subestimar o estrago que a ansiedade faz na capacidade de concentração e raciocínio.

Talvez a maneira mais eficaz de controlar o nervosismo é testando os conhecimentos com um simulado online.

É um teste cujo resultado não vai valer ponto algum para a aprovação, mas ele imita o formato e o tipo de pergunta de cai na prova de verdade.

Fazendo o teste, você saberá se precisa estudar mais ou se os conhecimentos que tem agora são suficientes.

Assim, você realizará a prova do Detran para tirar carteira com a confiança necessária, sem ansiedade ou nervosismo, porque já sabe o que lhe espera.

9 Dicas Para a Prova do Detran Para Tirar Carteira em 2019

prova do detran para tirar carteira 9 dicas
Você já estudou todo o conteúdo?

O simulado não é a única dica que temos para quem vai realizar a primeira prova do Detran para tirar carteira de motorista, aquela que vem depois de concluído o curso teórico.

Confira, abaixo, outras recomendações para não precisar repeti-la, o que seria uma perda de tempo e de dinheiro (já que o Detran cobra uma taxa para a sua aplicação).

1. Estude o Material Didático

Para acompanhar as aulas da autoescola, você precisará de um livro didático que contém as principais lições que o aluno precisa aprender para ser um bom motorista.

Praticamente tudo o que cai na prova do Detran para tirar carteira tem nesse livro. A lista de placas de sinalização e seus respectivos significados, por exemplo.

Nossa dica é revisar os conteúdos do livro, principalmente aqueles nos quais você ainda tem um pouco de dificuldade.

Além do material didático, há outras fontes de informação que podem ser úteis nos estudos, como o site em que você está lendo esse artigo.

Navegue pelo nosso arquivo de textos e você descobrirá muita coisa importante sobre a legislação de trânsito.

2. Chegue com tempo

Mesmo as provas feitas no computador têm hora para começar. Uma vez que chega o tal horário, quem entra na sala depois não poderá realizar o exame.

Nossa dica é se organizar e sair de casa com alguma folga. Assim, caso surja algum atraso inesperado no meio do caminho, ainda será possível chegar em tempo.

Além disso, chegar em cima da hora também atrapalha, mesmo quando o candidato consegue comparecer no horário.

Afinal, é uma distração desnecessária. O ideal é chegar com tempo suficiente para se concentrar apenas no que interessa: a prova.

3. Chegue Disposto

Se você tem marcada para amanhã a prova do Detran para tirar carteira de motorista, vá dormir cedo hoje.

Nada de ir para uma festa ou ficar acordado até tarde assistindo séries ou fazendo qualquer outra coisa.

É fato conhecido por todos que uma pessoa com ressaca ou com sono tem muito mais dificuldade para raciocinar e se concentrar em uma atividade.

4. Fique Calmo

Quem prestou atenção nas aulas do curso teórico não deve ter dificuldades em alcançar o mínimo de 70% de acerto.

Muitas vezes, o que mais atrapalha não é a falta de conhecimento, mas sim o nervosismo.

É claro que ninguém fica nervoso porque quer, e talvez o principal remédio contra isso é, como falamos antes, fazer simulados para adquirir confiança.

Mas pense também em adotar uma rotina com menos estresse. Fazer exercícios físicos, ter uma alimentação mais saudável e práticas como yoga e meditação podem transformar você em uma pessoa mais calma.

5. Não Marque Direto na Grade

O candidato responderá às questões da prova marcando as opções que julga corretas na grade de respostas.

Nossa recomendação é ir marcando nas próprias perguntas e, só no fim, passar a limpo na grade.

Afinal, no decorrer do exame você poderá mudar de ideia quanto a uma resposta – lembrando que se uma resposta for rasurada na grade, será considerada errada.

6. Pule as Questões Que Você Não Sabe

Não perca tempo demais em uma pergunta. Se você não sabe a resposta, pule para a questão seguinte.

Depois de concluído o restante da prova, volte para aquela(s) em que há dúvida. Talvez, com informações de outras questões, você já tenha uma resposta.

Em último caso, chute. Mas com consciência, levando em conta a dica do próximo item.

7. Use a Lógica

Muita gente pensa que a principal qualidade que um candidato precisa ter em uma prova de múltipla escolha é a memória.

No caso da prova do Detran para tirar a carteira, podemos garantir que o raciocínio lógico é ainda mais importante.

Pois muitas vezes é possível saber a resposta para uma questão sem lembrar bem da matéria.

O mais comum é usar o método da exclusão: quando você não tem certeza que determinada opção é verdadeira, mas tudo indica que todas as demais são falsas.

8. Cuidado Com as Pegadinhas

Em toda prova teórica do Detran, sempre haverá pelo menos uma pegadinha. É aquela questão que, em uma leitura rápida, parece muito fácil e dá a entender que a resposta correta é uma, quando na verdade é outra.

Na maioria das vezes, é a presença de uma palavrinha no meio da frase que altera todo o seu sentido.

Então, jamais passe os olhos pelo enunciado de uma pergunta correndo. Leia com atenção, não pule nenhuma palavra.

9. Cuide do Tempo

Jamais esqueça que há um tempo a ser respeitado, os candidatos não podem ficar eternamente respondendo a prova.

Você precisa encontrar o equilíbrio entre ler com atenção, como acabamos de sugerir, mas sem perder tempo demais.

É por isso que o estudo e a calma são tão importantes. Confiança e conhecimento são as condições necessárias para responder bem, sem pressa, mas dentro do limite de tempo.

6 Dicas Para a Prova Prática do Detran

prova do detran para tirar carteira dicas praticas
Calma e tranquilidade podem fazer toda a diferença na hora do exame!

Ser aprovado na primeira prova do Detran para tirar carteira é importante. Mas não cante a vitória antes do tempo.

O exame prático, realizado depois do curso de direção, é considerado por muitos como o mais difícil.

O que acontece com muitos é que, depois de ser reprovado na primeira tentativa, o nervosismo só aumenta ao repetir a prova prática em outra ocasião.

É por isso que algumas pessoas precisam de múltiplas tentativas para enfim conseguir tirar a habilitação, pois custa a romper o círculo vicioso do nervosismo.

Então, tome nota das seguintes dicas que podem ajudar.

1. Pratique Mais

Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem.

Só depois ele poderá realizar a última prova do Detran para tirar carteira. Isso não quer dizer que ele não pode praticar mais.

Caso você tenha cumprido as 25 horas mas julgue que ainda não está preparado para o exame final, é possível marcar horas extras de prática de direção com a autoescola.

Essas aulas têm um custo, é claro, mas valem muito a pena, porque ajudam a dar a confiança necessária para ser aprovado.

2. Faça Simulados

Diferentemente da prova teórica, não é possível fazer um simulado online para se preparar para o exame prático.

Mas você pode aproveitar as aulas práticas com o instrutor para isso. Peça para ele simular a avaliação final, informando, ao final do trajeto, se você seria aprovado ou se cometeu faltas que resultariam na eliminação.

É uma ótima maneira de ter a experiência prática de situações que podem ocorrer na prova de verdade.

3. Decore os Passos da Baliza

Um dos momentos mais tensos da prova prática é o seu início, em que é necessário estacionar entre as balizas removíveis.

Isso porque encostar em um dos bastões que marcam a vaga resulta em eliminação direta.

Nas aulas práticas, o instrutor ensinará todos movimentos que devem ser feitos para estacionar o carro com perfeição.

Preste atenção nas referências visuais para saber quando o veículo está no posicionamento certo para cada movimento. Decorar todos esses passos torna a baliza muito fácil.

4. Cuidado Com o Tempo

Lembre-se que há um limite de tempo para realizar a baliza, primeira etapa da prova do Detran para tirar carteira.

Quando esse tempo termina sem o veículo estar dentro da vaga, o candidato é eliminado.

Por isso, só vá para o teste depois de ter dominado os movimentos muito bem, para que consiga realizá-los no dia da prova sem perder tempo, mas também sem pressa excessiva.

5. Fique Calmo

O mesmo que falamos quanto ao nervosismo e ansiedade na prova teórica vale para o exame prático.

Talvez nesse caso seja ainda pior, porque controlar um veículo exige o domínio de muita coisa: embreagem, câmbio, acelerador, freio, volante e todos os elementos ao redor.

Então, procure seguir as dicas anteriores para ficar calmo e não embaralhar a cabeça, o que tornará tudo mais difícil.

6. Tenha Atenção Plena

Outro motivo de recomendarmos as aulas extras para quem ainda não tem 100% de domínio do veículo é porque dirigir bem é muito mais complexo do que controlá-lo.

Para encarar o trânsito sem cometer erros, o motorista precisa ficar atento a tudo o que acontece ao seu redor.

Uma placa de pare ou um pedestre que ameaça atravessar a rua, por exemplo.

Para perceber e intuir essas situações de modo que seja possível reagir no tempo certo, é necessário que movimentos como a troca de marcha sejam automáticos.

Assim, não é preciso pensar em várias coisas ao mesmo tempo. O controle do veículo foi tão bem praticado que não há problemas em conduzir e prestar atenção na sinalização ao mesmo tempo.

 

 

 

 

Conclusão

prova do detran para tirar carteira conclusao
Está preparado para concluir o processo de receber sua CNH?

O candidato à habilitação que está prestes a realizar a prova do Detran para tirar carteira precisa estar bem preparado.

No caso do exame teórico, o primeiro passo é prestar atenção nos conteúdos passados pelos instrutores da autoescola em sala de aula.

Se ainda não tiver certeza de que está preparado, basta fazer um simulado online e conferir o resultado na hora.

Quanto à prova prática, vale o mesmo. Em caso de falta de confiança, pratique mais. Marque aulas extras no Centro de Formação de Condutores (CFC) para ter total domínio do veículo e se acostumar mais com o trânsito.

Mesmo assim foi reprovado? Não é o fim do mundo. É possível marcar uma nova prova – teórica ou prática.

Mas leve em conta que, de acordo com a Resolução Nº 168/2004 do Contran, o candidato tem 12 meses para concluir o processo de formação.

Quando for aprovado, pense que a formação, na realidade, nunca termina. Porque o motorista que cometer infrações demais pode ser penalizado com a suspensão ou cassação da CNH.

Mas isso é papo para outro texto. Quer saber mais sobre a prova do Detran para tirar carteira de motorista? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

 (31) 99990-4233

, ,
One comment to “Dicas para passar de Primeira no Exame de Habilitação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *